segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Origem da Terra

Origem da Terra
*O planeta teria se formado pela agregação de poeira cósmica em rotação, aquecendo-se depois, por meio de violentas reações químicas. O aumento da massa agregada e da gravidade catalisou impactos de corpos maiores. Essa mesma força gravitacional possibilitou a retenção de gases constituindo uma atmosfera primitiva.
Os elementos mais densos e pesados, como o ferro e o níquel, migraram para o interior; os mais leves localizaram-se nas proximidades da superfície. Dessa forma, constituíram-se a estrutura interna do planeta, com a distinção entre o núcleo, manto e crosta (litosfera).

*
*Atmosfera
Podemos definir a atmosfera como sendo uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa a Terra pela força da gravidade. Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante. Esse efeito cromático é produzido pela dispersão da luz solar sobre a atmosfera, que também existe em outros planetas do sistema solar que também possuem atmosfera.



*Crosta terrestre
A CRUSTA ou crosta terrestre é a camada mais externa do planeta e é a parte superior da litosfera, com uma espessura variável de 5 a 70 km. A crosta é constituída principalmente por basalto e granito e fisicamente é menos rígida e mais fria do que o manto e o núcleo da Terra.



*Hidrosfera
A hidrosfera, não é nada mais nada menos do que os mares, lagos rios e oceanos existentes na superfície terrestre.
A hidrosfera se formou pela condensação dos vapores que saíam das lavas.
Logo se formaram as nuvens que deram início as chuvas.
As chuvas resfriaram as lavas e ocuparam terrenos inclinados da superfície terrestre, formando os oceanos, mares e rios.



*Os primeiros seres vivos
Acredita-se que a cerca de 3,6 bilhões de anos nos oceanos primitivos devem ter surgido os primeiros seres vivos.
Esses seres vivos começaram a adaptar-se fora da água dando origem a outros diversos seres vivos.
Hoje, muitos seres vivem na água, enquanto outros, na terra.





*Cadeia alimentar
Cadeia alimentar, é a relação existente entre um animal e outro através do alimento.
Na cadeia alimentar, podemos encontrar seres: produtores-que produzem seu próprio alimento, seres consumidores – que se alimentam de outros seres e seres decompositores – que decompõe outros seres.
Exemplo:
quando um tubarão comeu um peixe,que comeu uma alga.


*Teia Alimentar


Ateia alimentar é o conjunto de cadeias alimentares interligadas a partir de, por exemplo: 1produtor, um consumidor ou um decompositor.
A importância do equilíbrio

Como sabemos, a cadeia e a teia alimentar possuem um certo ciclo na qual um animal necessita do outro para sobreviver.
Mais quando acontece a matança de certo um animal, esse ciclo é interrompido,causando um desequilíbrio na cadeia.
Com o equilíbrio, um animal não entrará em enstinção e o outro não passará fome.



*Solo


O solo é onde vivemos, onde pisamos. Solo é a terra de um jardim, a areia de uma praia e a grama de um campo de futebol. É onde plantamos e colhemos.
O solo começou a surgir a muitos bilhões de anos quando as rochas formadas pelo resfriamento do magma foram se fragmentando devido à ação da água e do vento.
Assim o solo se formou, de camadas por camadas até virar o solo de hoje em dia.
Os solos podem ser divididos em cinco:

*Argiloso:

O solo argiloso não é nada mais, nada menos do que a argila.
Esse solo possui partículas pequenas que o torna impermeável. Possui uma cor acinzentada e é bem molhado por fora.



*Arenoso:

O solo arenoso é a areia. Esse solo é formado por partículas grandes que o torna muito permeável.
O solo arenoso possui uma cor amarelada e como ele é muito permeável acaba se tornando seco.





*Calcário:

O solo calcário possui partículas penas o que dificulta a circulação de água e de ar.
Esse solo tem uma cor meio branca e por suas partículas serem pequenas ele se torna um solo úmido por fora.


*Misto:

O solo misto é composto por diferentes tipos de solos de diferentes tamanhos e cores, mais sua cor específica seria o marrom.
Ele permeável e não muito seco.





*Humífero:

O solo humífero é o humo. É composto na maior parte por matéria orgânica. Suas partículas são médias e o solo é muito bom para a agricultura.



*Solo e a agricultura.

O solo deve ser bom para que consigamos ter uma boa produtividade na agricultura. Para que isso dê certo, devemos ter alguns cuidados para que com o solo:Exemplo:


. Fazer a análise do solo;
. Fazer curva de nível;
.Não plantar em terrenos inclinados;
.Não desmatar;
.Não praticar a monocultura;
.Praticar a rotação de cultura.




*Erosão.
Erosão significa desgaste. Erosão do solo é por tanto, a destruição do solo.


Causas:
As principais causas da erosão
Muitas ações devidas ao homem apressam o processo de erosão, como por exemplo:
• O desmatamento desprotege o solo da chuva.
• A construção de favelas em encostas que, além de desflorestar, provocam a erosão acelerada devido ao declive do terreno.
• As técnicas agrícolas inadequadas, quando se promovem desflorestações extensivas para dar lugar a áreas plantadas.
• A ocupação do solo, impedindo grandes áreas de terrenos de cumprirem o seu papel de absorvedor de águas e aumentando, com isso, a potencialidade do transporte de materiais, devido ao escoamento superficial.

Prevenção:
As principais medidas de prevenção para a erosão são: não desmatar construir casas em terrenos inclinados com risco de desmoronamento.




*Rochas
Rocha (ou popularmente pedra ou calhau para um pedaço solto de rocha) é um agregado natural composto de alguns minerais ou de um único mineral, podendo ou não conter vidro (o vidro não é considerado um mineral).
Ígneas (ou magmáticas)

* Essa rochas são resultados da solidificação e consolidação do magma-daí o nome rochas magmáticas.Também conhecida como rochas ígneas.

Magma é uma matérial pastoso que,há bilhões,deu origem ás primeiras rochas de nosso planeta,e ainda existe no interior da Terra.


*Rocha ígnea

São as rochas formadas a partir do resfriamento do magma. Podem ser de dois tipos, a saber:

* Vulcânicas (ou extrusivas) - são formadas por meio de erupções vulcânias, através de um rápido processo de resfriamento na superfície. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto e a pedra-pomes, cujo resfriamento dá-se na água.

* Plutônicas (ou intrusivas) - são formadas dentro da crosta por meio de um processo lento de resfriamento. Alguns exemplos são o granito e o diabásio.
Sedimentares



*Rocha sedimentar

As rochas sedimentares são as rochas formadas através do acúmulo de detritos, que podem ser orgânicos ou gerados por outras rochas. Classificam-se em:

* Detríticas - são as rochas formadas a partir de fragmentos de outras rochas. Alguns exemplos são o arenito, o argilito, o varvito e o folhelho.
* Químicas - são formadas a partir de transformações de certos materiais em contacto com a água ou outro tipo de substância. Alguns exemplos são o sal gema, as estalactites e as estalagmites.
* Orgânicas - são rochas formadas por meio da acumulação e soterramento de matéria orgânica. Alguns exemplos são o calcário, formado através dos resíduos de conchas e corais, e o carvão mineral, formado a partir dos resíduos de vegetais.


Metamórficas

*Rocha metamórfica

São as rochas formadas através da deformação de outras rochas, magmáticas ou sedimentares, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão. Alguns exemplos são o gnaisse, formado a partir do granito; a ardósia, formada a partir do xisto; o mármore, formado a partir do calcário, e o quartzito, formado a partir do arenito.

As rochas mais antigas são as magmáticas seguidas pelas metamórficas. Elas datam das eras Pré-Cambriana e Paleozóica. Já as rochas sedimentares são de formação mais recente: datam das eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. Essas rochas formam um verdadeiro capeamento, ou seja, encobrem as rochas magmáticas e as metamórficas quando estas não estão afloradas à superfície da Terra.


Água
*Fases da água
Toda a água do planeta está em contínuo movimento cíclico entre as fases líquida, sólida e gasosa. O ciclo representa a interdependência e o movimento contínuo da água nas suas diferentes fases. Os componentes do ciclo hidrológico são:

*Precipitação – água adicionada à superfície da Terra a partir da atmosfera. Pode ser líquida (chuva) ou sólida (neve ou gelo);
Evaporação – Processo de transformação da água líquida para a fase gasosa (vapor d’água). A maior parte da evaporação se dá a partir dos oceanos, muito embora, ocorra evaporação nos lagos, rios e represas;
(Evapo)Transpiração – Processo de perda de vapor d’água pelas plantas, o qual entra na atmosfera;
*Mudanças de fases da água
*Solidificação:
É a passagem da água da fase liquida para a fase sólida.

*Fusão:
É a passagem da água da fase sólida para a fase líquida.


*Evaporação:
É a passagem lenta da água da fase líquida para a fase de gasosa.

Ebulição:
É a passagem rápida da fase líquida para a fase gasosa.

*Ciclo da água
A água da Terra - que constitui a hidrosfera - distribui-se por três reservatórios principais, os oceanos, os continentes e a atmosfera, entre os quais existe uma circulação contínua – ciclo da água ou ciclo hidrológico. Este ciclo é responsável pela renovação da água no planeta.

O movimento da água no ciclo hidrológico é mantido pela energia solar e pela gravidade.

Na atmosfera, o vapor de água que forma as nuvens pode transformar-se em chuva, neve ou granizo dependendo das condições climatéricas. Essa transformação provoca o fenómeno atmosférico ao qual se chama precipitação.


*Utilidades da água
Nós ultilizamos a água para lavar pratos,calçadas,roupas,carros etc tâmbem para tomarmos banho e vários outros.
Tratamento da água
construção de um sistema completo de abastecimento de água requer muitos estudos e pessoal altamente especializado.




Para iniciar-se os trabalhos, é necessário definir-se:
• a população a ser abastecida;
• a taxa de crescimento da cidade e
• suas necessidades industriais.

Com base nessas informações, o sistema é projetado para servir à comunidade, durante muitos anos, com a quantidade suficiente de água tratada.

Um sistema convencional de abastecimento de água é constituído das seguintes unidades:
• captação
• adução
• estação de tratamento
• reservação
• redes de distribuição
• ligações domiciliares.

*Poluição da água
Quando a quantidade de lixo é maior do que a quantidade de depuração da água, dizemos que a água está poluida.

Poluição das águas é um tipo de poluição causado pelo lançamento de esgoto residencial ou industrial não tratados em cursos de água (rios, lagos ou mares) ou ainda pelo lançamento de fertilizantes agrícolas, em quantidade demasiada alta que o corpo da água não pode absorver naturalmente. A poluição altera as características da água enquanto a contaminação pode afetar a saúde do consumidor da água. Assim uma água pode estar poluída sem estar contaminada.

Um comentário:

Unknown disse...

OLÁ
COMO ESTUDANTE GOSTEI DOS ASSUNTO DE VOCES.
GRATOS